FERRAMENTAS E MÉTRICAS
São índices calculados a partir de dados clínicos e exames dos pacientes. Servem para avaliar a gravidade das doenças.
DAS28
O DAS 28 É um índice composto de atividade de doença universalmente conhecido e utilizado para avaliar a Artrite Reumatoide. Trata-se de um cálculo complexo que leva em conta o número de articulações dolorosas ao exame (0 a 28), número de articulações edemaciadas ao exame (0 a 28), avaliação da atividade da doença pelo paciente (através da escala visual analógica ? 0 a 100) e um exame laboratorial, que pode ser a velocidade de hemossedimentação (VHS) ou a proteína C reativa (PCR). As articulações consideradas na contagem são: ombros, cotovelos, punhos, metacarpofalangeanas, interfalangeanas proximais e joelhos.
BASDAI (Bath Ankylosing Spondylitis Disease Activity Index)
O BASDAI é um índice de atividade de doença elaborado para avaliar pacientes com espondilite anquilosante. Para o seu cálculo são considerados questionamentos específicos a serem respondidos pelo paciente com base na escala visual analógica, que avaliam a fadiga, dor axial e periférica, grau e tempo de rigidez. O cálculo do BASDAI não inclui valores laboratoriais.
Os dados clínicos para o cálculo do DAS 28 e BASDAI são coletados durante a avaliação pré-infusão e o exame de VHS ? para o DAS 28, é realizado no momento da infusão. Os resultados são apresentados em gráfico para avaliação evolutiva. A frequência de avaliação é a cada dois meses, salvo outra recomendação médica.
Os resultados são confidenciais e encontram-se disponibilizados em nosso site, onde poderão ser acessados exclusivamente pelo médico assistente e o paciente.
Trata-se de uma prestação de serviço opcional, que será realizada apenas por solicitação do médico assistente, podendo ser cancelada pelo mesmo a qualquer momento.
SDAI/CDAI
semelhante ao DAS28, o SDAI/CDAI são índices calculados para aferir a atividade da artrite reumatoide no momento da avaliação médica. Além de permitir a classificação da atividade da doença é utilizado de forma evolutiva e comparativa avaliando assim a resposta ao tratamento.
ASDAS
texto explicativo: ?é outra opção de índice para avaliar a atividade da doença em pacientes com espondilite anquilosante. Também é utilizado para o seguimento de pacientes em tratamento permitindo aferir a resposta aos medicamentos utilizados.
PASI
O PASI é índice de ative da doença utilizado para avaliar o acometimento de pele de pacientes com Psoríase. Além de servir de instrumento para classificar a gravidade da doença em determinado momento, também tem utilidade no seguimento, orientando a resposta ao tratamento e a melhor decisão terapêutica.
SELENA/SLEDAI
É o índice utilizado para avaliar a atividade do Lúpus Eritematoso Sistêmico. O índice considera vários parâmetros clínicos e laboratoriais e permitir classificar a intensidade da atividade da doença e também, quando usado de forma evolutiva, avaliar a resposta ao tratamento utilizado.
Para aferição destes índices de forma prática e em qualquer local, recomendamos a utilização de aplicativos gratuitos, disponíveis para smartphones de qualquer sistema operacional, como RheumaHelper e outros.
Você sabia que somos referência nacional quando o assunto é tratamento das doenças reumáticas e autoimunes? Temos acesso às novas tecnologias, pesquisas e informações importantes para atender cada vez melhor nossos pacientes.